Thursday, March 01, 2007

O Homem de Borracha


Manuel Bento, o "Homem de Borracha", como lhe chamavam os ingleses, era o guarda-redes do Benfica na altura em que comecei a ver futebol. Acabado o tempo da velha guarda (Águas, Simões, Coluna, Eusébio, entre outros), era Bento que encarnava na perfeição a mística benfiquista. Garra, determinação, valentia, liderança, eram algumas das qualidades que conseguia transmitir até mesmo pela televisão. Apesar de eu na altura ter apenas 7 anos de idade, nunca esquecerei a sua soberba exibição no célebre jogo contra a França, no Euro 84, onde apesar de perdermos por 3-2, vi algumas das melhores e mais impossíveis defesas serem feitas por este homem. Bem como do jogo contra a Alemanha que permitiu a Portugal apurar-se para o México 86. Já no Mundial, Bento fracturou um perónio durante um treino, depois da fantástica vitória sobre a Inglaterra. A Selecção perdeu os outros dois jogos e Bento não mais recuperou o seu lugar no Benfica. O México foi, ingloriamente, o final da era Bento.

Se me perguntarem quem foi o melhor guarda-redes que já vi jogar com a camisola do Benfica, a resposta sai rápida e sem dúvidas: Michel Preud'homme, considerado um dos melhores do mundo de todos os tempos. Nunca vi outro guarda-redes com aquela classe e segurança.

Mas Bento era diferente. Muito mais baixo (apenas 1,73m!), Bento compensava esse défice com uma agilidade e agressividade muito acima da média. Bento metia a cabeça onde muitos não metem o pé, e saía a quase todos os cruzamentos de uma forma "louca", quase suicida. Era um guarda-redes que não se limitava a defender bem, também ele dava espectáculo.

Bento esteve 18 épocas ao serviço do Benfica, participando em 466 jogos. Venceu 8 Campeonatos, 6 Taças de Portugal e 2 Supertaças. Em 1980/81 esteve 1290 minutos sem sofrer qualquer golo e em 1982/83 foi finalista vencido da Taça Uefa, diante do Anderlecht. Foi também finalista vencido da Taça dos Campeões Europeus por duas vezes, como suplente. A primeira em 1987/88, diante do PSV; a segunda contra o AC Milan, na época 1989/90. Vestiu ainda a camisola da Selecção Nacional por 63 vezes.

Uma nota curiosa: na final contra o PSV, Bento colocou-se atrás da baliza de Silvino para lhe dar indicações e acertou 3 vezes no lado para onde ia a bola. Infelizmente Silvino não seguiu os seus conselhos...

O Homem de Borracha era actualmente treinador de guarda-redes no futebol juvenil do Benfica, onde procurava passar os seus ensinamentos aos mais pequenos. Hoje, vi na televisão um jornalista perguntar a um dos pupilos de Bento, se queria ser como ele no futuro. O miúdo, com as lágrimas a despontarem, respondeu:

"Não. Quero ser melhor."


Ensinaste-os bem, Campeão. Agora descansa em paz.