Tuesday, April 10, 2007

Uma questão de conteúdo

O Jornal de Notícias revela que "a PSP do Barreiro deteve, anteontem à noite, cinco suspeitos de tráfico de droga na sequência de uma operação baptizada como "Ovo de Páscoa"." É bom ver que a PSP tem sentido de humor, ainda bem que não é o Nilton a dar os nomes a estas operações.

Mais à frente, ficamos a saber que a droga era
escondida em "latas de Coca-Cola, sabonetes, pastas de dentes e dentro de cascas de noz e de amendoim", e que "os estupefacientes eram também transportados no interior do corpo dos suspeitos, o que obrigou à sua condução ao Hospital do Montijo, para remoção medicamente assistida da droga de dentro dos corpos".

Imediatamente a seguir a esta frase, o jornalista escreve que
"No decorrer desta intervenção, foram também apreendidos cerca de 600 euros em dinheiro, telemóveis, duas balanças electrónicas de precisão e uma viatura de grande cilindrada".

Ora bem, percebendo um mínimo de português, pode concluir-se que o pronome "desta" se refere à última intervenção descrita na peça. Que, ao contrário do que o jornalista poderá pensar, não é a intervenção da PSP do Barreiro, mas sim a intervenção cirúrgica que é descrita na frase anterior.

Puxando um pouco pela imaginação, consigo facilmente visualizar 600 euros e alguns telemóveis escondidos nos corpos dos traficantes. Mas duas balanças e uma viatura? Hmm, acho que não.