Monday, May 12, 2008

Betinho d'um raio

O site www.tu-alinhas.org contém um dicionário do calão, onde o público-alvo, crianças a partir dos 11 anos, pode consultar o significado dos mais variados termos linguísticos.

Tem, no entanto, gerado polémica o facto de "betinho", "cocó" ou "careta" serem definidos como "aquele que não consome droga e, por isso, é considerado conservador, desprezível e desinteressante".

Para além disso, o dicionário foi elaborado e preparado com a colaboração das estruturas do ministério da Educação. (Isto já não deve querer dizer nada...)

Nem sei o que dizer...No meu tempo, "betinho" era uma pessoa que calçava sapatinhos de vela, vestia camisas e camisolas de marca e tinha cabelo a tapar-lhe os olhos...Agora é o "santinho", o "mariquinhas" ou "bem-comportado" que não consome drogas?

E "cocó"? Para mim, sempre teve conexão com uma pessoa medrosa, que não gosta de arriscar...

"Careta" nem sei bem que quer dizer...Uma carantonha feia, sei lá.

Temo o que possa sair desta confusão ou a confusão que daqui possa sair. Não sei como é que um "metaleiro" (aqueles que se vestem de preto e só ouvem "heavy-metal") que não consome drogas vai "engolir" que lhe chamem betinho.

Seja como for, parece-me que às vezes é preferível estar quietinho do que borrar a pintura...

P.S. Eu sou um betinho. E vocês? Caretas ou cocós?