Tuesday, December 05, 2006

No país dos ricos

O Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia, no seguimento do seu relatório anual de 2005, considera que a habitação é a principal fonte de discriminação dos estrangeiros em Portugal.

"Os estrangeiros são obrigados a viver em garagens, no local de trabalho ou em bairros de lata dos grandes centros urbanos".

Gosto do emprego da palavra "obrigados" na frase. Só faltava mesmo culpar Portugal de ir buscar imigrantes aos seus países de origem, apontar-lhes uma arma à cabeça e dizer: "Vocês agora vêm connosco para Portugal, temos lá uns barracões lindos, muito modernos".


Continuemos com outra frase do mesmo relatório: "Um preço demasiado elevado e condições de habitação degradadas, amplificadas pela precariedade de trabalho, obrigam os imigrantes a procurarem soluções ilegais".

Sim, porque como toda a gente sabe os portugueses vivem todos em luxuosas mansões e têm todos empregos fabulosos com salários altíssimos. Adiante...


"Outros dos grupos afectados pelo problema da falta de habitação condigna são os ciganos".

Bem, isto só pode ser para rir, não é? Acho que é do senso comum que os ciganos persistem em querer viver em acampamentos ao ar livre, e os poucos que aceitam ir para um apartamento gostam de viver em agregados nunca inferiores a 10 pessoas.

Gostava, por último, de sugerir uma visita às instalações da Associação de Proprietários de Lisboa, para consultarem os registos referentes às queixas dos proprietários dos imóveis. Adivinhem lá quem são 80% dos visados. Os imigrantes ou os portugueses?

Somos mesmo xenófobos e racistas, não somos?