Friday, June 27, 2008

Caso jul...quê?

Há coisas que só acontecem neste cantinho do mundo. Relembrando o que se tem vindo a passar no âmbito da (in)justiça desportiva, o FC Porto decidiu não recorrer da decisão de lhe retirar 6 pontos por tentativa de corrupção. Não vou discutir o "peso" da sanção, visto que neste país as penas e sanções parecem ter sido fixadas para não magoar muito quem a elas está sujeito.

Gostava sim de perceber como é que uma decisão transitada em julgado pode ser anexada a um recurso de outra decisão, por muito que estejam relacionadas.

Transitar em julgado significa que a decisão deixou de ser passível de recurso e que os efeitos da respectiva sentença produzem efeitos a partir daí. O que se está a passar é a permissão da manipulação do "caso julgado", servindo os interesses de quem faz o que muito bem lhe apetece.

Para que não perdesse pontos na próxima época, aceitou-se o "caso julgado"; para poder entrar na Liga dos Campeões em violação de normas da UEFA, esquece-se o seu significado.

Já pouco me espanta. E de tal maneira que já não me surpreende nada se o FC Porto ainda for indemnizado por difamação ou ataques à honra... Como se a tivessem.