Sunday, September 24, 2006

O Conclave

É caricato ver um acontecimento que começa a ser sazonal: o Conclave dos Ricos, Poderosos e Intelectuais do nosso país tentando zelar e orientar os "melhores interesses" deste país.
É vê-los a chegar nos seus automóveis de luxo, fatos Armani, etc... e começar a descrever e a demonstrar as necessidades do " Zé Povinho" e que mais medidas "de apertar o cinto" é que terão de ser tomadas (sem que elas os belisquem o mínimo que seja).
No final, o único fumo que se vê a sair do “Conclave” é só dos MonteCristos ou dos Cohibas a acompanhar os uísques + 30 anos. Ah! Já me esquecia! A conclusão? As medidas a tomar para o nosso país enveredar por uma retoma convincente e consistente?
São estas:
– É imperativo mandar 200000 funcionários públicos para a rua, ok, eu não vou muito à bola com eles, mas 200000!!!!!????? Quem teve inicialmente essa ideia deve ter sido muito mal atendido numa secção regional da segurança social (quiçá esperado tempo demais na fila) ou se calhar deve ter pago IRS, do salário mínimo que declara?
Outra medida, a total descrença no fundo de pensões, para depois aconselhar o nosso “Zé povinho” a subscrever PPRs (quando este vê-se à rasca para pagar as contas da luz, água, etc…). Qualquer relação que a maior parte destes senhores,que aconselham a subscrição de aplicações financeiras no privado, estejam ligados à banca é pura coincidência.
Parece-me obvio que estes senhores estão sedentos de poder político, pois o alvo deste Conclave não foi a crise económica mas sim o Estado Português. E para quando medidas para a recessão? Já que estes senhores estão com sede politica, eu sacio-os com a minha medida: e que tal criarem um país (com a taxa de desemprego a 0% e sem funcionários públicos a aumentar a despesa pública) para eles próprios governarem? -Talvez as Berlengas…