Wednesday, September 13, 2006

Salvo pelas providências

Parece que pegou moda isto das providências cautelares, desde evitar os encerramentos das maternidades do interior até a ilibar equipas de futebol profissional de claras ilegalidades.
Parece-me que o português arranjou um escape às suas (ir)responsabilidades, isto é, para não admitir as suas culpas e asneiras (de modo a não ser penalizado e castigado).
Qualquer dia, já nem um desgraçado de um GNR pode passar uma multita por excesso de velocidade a um infractor que, por exemplo, conduza a 190km/h (sendo o máximo permitido 70 km/h). Obviamente, como bom português que é, tenta-se escapar com o habitual rol de argumentos de quem não quer pagar a multa: “ia distraído, não reparei no velocímetro”, “o que ia à minha frente ia mais rápido, porque é que me mandaram parar e a ele não, já não há justiça neste pais ”, etc…
Quando vê os seus argumentos esgotados e gorados, eis que o ilustre condutor joga o seu JOKER:
- Aí é? Então fique sentadinho à espera que eu pague a multa! Meto-lhe já uma providência cautelar!
Parece-me que com o crescimento exponencial das providências cautelares, o sistema judicial português (ao invés de ter dois meses de férias) terá que meter licença sabática.