Friday, September 08, 2006

Pesadelo…?

São 4h da manhã e suo em bica. O sonho, ou melhor, o pesadelo nunca foi tão real. Ainda estou confuso, mas não me sai da cabeça o que seria se tal se transformasse em realidade.

Sonhei que, num lugar longínquo, estudava Direito numa universidade pública. O panorama não podia ser pior e assim vai ser a descrição: alguns professores eram recém-licenciados; outros, os mais velhos, eram autênticas carcaças andantes que só se deslocavam à faculdade para atormentar as "pequenas" e cansadas cabeças dos seus discípulos pelas últimas vezes; as pautas eram pintadas por uma imensidão de notas situadas abaixo do 6, em que sobressaíam os 14 e 15 dos alunos cujos últimos nomes eram homónimos de notáveis da faculdade; alguns alunos curvavam-se perante a passagem dos professores, em sinal de respeito ou de bajulação; as raparigas, estranhamente, usavam “decotes decotadíssimos” em dias de exames orais; não poucos alunos saíam, consecutivamente, de uma sala, de cara lavada em lágrimas, perante um sorriso cínico do professor.

No fundo, pareceu-me que vivi por momentos num mundo surreal, em que reina a infelicidade e a depressão de uns, contrastando com a felicidade, frieza e cinismo de outros. Mas suspiro… pois tudo não passou de um fruto da minha imaginação.